CRCC PETROBRAS

Cadastro de Fornecedores da Petrobras – Certificado de Registro e Classificação Cadastral – CRCC                    Solicite um Orçamento

plataforma 2

Diante do grande crescimento previsto das atividades da PETROBRAS para os próximos anos, tanto no pré-sal quanto nas demais áreas onde ela já opera, a Petrobras aumentou substancialmente os recursos programados em seu Plano de Negócios. São investimentos robustos, que garantirão a execução de uma das mais consistentes carteiras de projetos da indústria do petróleo no mundo. Serão novas plataformas de produção, mais de uma centena de embarcações de apoio, além da maior frota de sondas de perfuração a entrar em atividade nos próximos anos.

O Plano de Negócios e Gestão 2017-2021 prevê investimentos de US$ 74,1 bilhões, sendo 82% deste valor para a área de Exploração e Produção. Nas demais áreas de negócios, os investimentos destinam-se, basicamente, à manutenção da operações e à projetos relacionados ao escoamento da produção de petróleo e gás natural.

Como está a capacidade instalada da indústria para atender a essas demandas?

O grande desafio! A capacidade instalada da indústria de bens e serviços ainda é insuficiente para atender às demandas previstas. Diante disso, a Petrobras recorrerá a algumas vantagens competitivas já identificadas, para fomentar o desenvolvimento da cadeia de suprimentos. Graças à sua capacidade de alavancagem, pelo volume de compras, a empresa tem condições de firmar contratos de longo prazo com seus fornecedores. Uma garantia e tanto para um mercado em fase de expansão. Além disso, pode antecipar contratos, dar suporte a fornecedores estratégicos, captar recursos e atrair novos parceiros. Tudo isso alicerçado num programa agressivo de licitações para enfrentar os desafios de produção dos próximos anos.

Como faço para minha empresa se tornar uma fornecedora da Petrobras?

O primeiro passo para negociar com a Petrobras é cadastrar-se como fornecedor. Assim, sua empresa poderá comprovar aptidão para participar de licitações e processos de contratação.

O que é o Cadastro?

O Cadastro de Fornecedores de Bens e Serviços da Petrobras tem como finalidade permitir a avaliação prévia das empresas que pretendem participar dos processos de aquisição.

Quem pode se cadastrar?

Toda empresa brasileira prestadora de serviços ou fornecedora de materiais disponíveis na lista de bens e serviços da Petrobras.

Empresas estrangeiras fornecedoras de materiais disponíveis na lista de bens da Petrobras.

Vantagens de ser cadastrado:

  • Visibilidade para os contratantes da Petrobras (Organização de Compras);
  • Obtenção do CRCC;
  • Estímulo a fornecedores para que atendam as exigências do mercado;
  • Maior transparência na participação nos processos licitatórios.

Cadastro Corporativo e Registro Simplificado:

A Petrobras mantém uma lista permanente de Bens e Serviços disponível para Cadastramento. A escolha dos itens desta lista na etapa de “Identificação” determinará a participação no Cadastro Corporativo (fornecimento completo) e/ou Registro Simplificado (fornecimento simplificado).

  • Cadastro Corporativo (fornecimento completo)

Utilizado para fornecimentos completos, ou seja, bens e/ou serviços de maior complexidade, porte ou valor, disponíveis para as empresas brasileiras prestadoras de serviços e empresas brasileiras ou estrangeiras fornecedoras de bens.

Mediante a aprovação na avaliação, a empresa recebe o Certificado de Registro e Classificação Cadastral (CRCC), válido por até um ano. O CRCC pode ser renovado pelo mesmo período de acordo com o resultado dos critérios obrigatórios.

  • Registro Simplificado (fornecimento simplificado)

Usado para fornecimentos simplificados, isto é, bens e/ou serviços de interesse local, de menor porte, complexidade ou valor, disponíveis somente para as empresas brasileiras.

Após a avaliação e aprovação, a empresa se torna apta para as aquisições nas unidades locais por até um ano. Para manter a aprovação a empresa deverá renovar as informações.

Durante o cadastro a empresa precisa cumprir determinadas exigências para cada critério, conforme o caso.

Critério Técnico – Visa avaliar a capacidade técnica da empresa para a produção de bens e/ou prestação de serviços, avaliando os recursos necessários para o bom desempenho dos equipamentos e dos materiais a serem fornecidos e/ou dos serviços a serem executados.

Critério Econômico – Busca evidências da solidez econômica de forma a assegurar que a empresa possa dar continuidade e concluir fornecimentos e/ou os serviços. Os dados de Balanço Patrimonial e das demais Demonstrações Contábeis e Gerenciais geram indicadores confiáveis para prever e monitorar o desempenho econômico.

Critério Legal – Objetiva conhecer e acompanhar a regularidade das empresas no cumprimento de suas obrigações junto ao mercado, aos órgãos de governo e à sociedade. Além da análise documental, utiliza instrumentos que permitem o levantamento direto de informações sobre certidões e documentos emitidos por entidades fiscais possibilitando a atualização freqüente dos indicadores de cumprimento da regularidade fiscal.

Critério SMS (Saúde, Meio ambiente e Segurança) – Tem por objetivo conhecer o grau de implementação das questões de Saúde, Meio Ambiente e Segurança, valorizando e estimulando as certificações segundo as normas ISO 14001 e OHSAS 18001.

*Os certificados ISO 14001 e OHSAS 18001 não são obrigatórios para aprovação do cadastro.

Critério Gerencial – Visa conhecer a postura Gerencial e de Responsabilidade Social das empresas, avaliando o compromisso com a qualidade e melhoria contínua, valorizando e estimulando a certificação segundo a norma ISO 9001 e alavancando, de forma explícita, o maior envolvimento de participação das empresas no contexto social.

*O certificado ISO 9001 é obrigatório para o fornecimento de bens pertencentes ao cadastro corporativo

Nossos Serviços:

Consultoria e assessoria nos procedimentos e rotinas para atender as exigências impostas pela Petrobras para a emissão, renovação ou ampliação do Cadastro de Fornecedores.

Procedimentos:

  • Consultoria para a escolha da família/item mais adequada ao ramo de atividade do cliente.
  • Consultoria para estratégias de curto, médio e longo prazo para finalização do cadastro.
  • Integração com os departamentos da empresa para obtenção de informações e documentos exigidos pela Petrobras;
  • Orientação e assistência operacional para obtenção das informações e documentos;
  • Informações gerais: Apresentação e divulgação da empresa, Matriz, Filiais e Representantes;
  • Cadastro do tipo de fornecedor: modalidade desejada para fornecimento a Petrobras (Prestador de Serviços,
  • Fabricante, Revendedor ou Distribuidor);
  • Serviços e Materiais: Seleção de materiais e/ou de serviços da empresa, de acordo com a relação/códigos da Petrobras;
  • Definição da área de atuação geográfica;
  • Comprovação técnica preliminar da empresa;
  • Gestão dos processos para comprovação técnica: Instalações, Equipamentos e Pessoal Próprios, Tecnologia,
  • Porte técnico, Capacidade disponível, entre outros;
  • Gestão dos processos para comprovação de tradição de serviços e produtos: Atestados de capacidade técnica e outros documentos/Certidões técnicas (Licenças de órgãos ambientais, Federais, Estaduais e Municipais) conforme o caso;
  • Gestão dos processos para comprovação de qualificação econômico-financeira: Balanço Patrimonial,
  • Credibilidade das contas e Informações contábeis diversas;
  • Gestão dos processos para comprovação de capacidade jurídica: (Registros na Junta Comercial, Entidades profissionais competentes, Certidões negativas de débitos fiscais, entre outros);
  • Gestão dos processos SMS;
  • Gestão do processo gerencial – ISO 9001;
  • Acompanhamento e envio de demais dados solicitados.

Confidencialidade:

A A.I.A compromete-se a manter a confidencialidade de todas as informações levantadas durante o processo de proposta, bem como durante o projeto caso venha ser efetivado, não divulgando este conteúdo para nenhuma outra pessoa ou empresa sem prévia autorização da CONTRATANTE.

Premissas para o Sucesso do Projeto:

  • Entendimento dos valores da empresa e suas necessidades;
  • Projeto focado, buscando efetiva solução de problemas apontados;
  • Disponibilidade de recursos, respeitando as habilidades requeridas;
  • Equipe qualificada e alinhada aos objetivos propostos;
  • Infraestrutura de hardware necessária;
  • Cronograma definido de acordo com as disponibilidades;
  • Comprometimento das lideranças envolvidas no projeto;
  • Comprometimento com os prazos estabelecidos no projeto;
  • Capacitação das pessoas e multiplicadores;
  • Obtenção e envio da documentação necessária ao preenchimento dos requisitos solicitados.

Metodologia:

metodologia

Solicite seu Orçamento

Torne-se um fornecedor da PETROBRAS
Clique Aqui